• Apipa

Como identificar sinais de doença no cachorro

Updated: Dec 20, 2020

Como identificar um cachorro doente? Reconhecendo as alterações comportamentais e físicas mais comuns no cão, podemos perceber que algo está errado bem cedo e, assim, apressar a visita ao veterinário.

Alguns cães avisam quando estão com dor, enquanto outros, por instinto natural de sobrevivência, tendem a esconder sua dor. Então, conhecendo bem os hábitos do cão, suas atividades e comportamento, será mais fácil identificar algum sinal de doença. E lembre-se: diagnóstico precoce pode ser valioso para garantir a saúde do seu amigo. (Foto: Pinterest)

Quem ama de todo o coração os seus cães sabe: não há maior agonia do que vê-los doentes. Primeiro por que é péssimo ver quem amamos sofrer - seja humano, seja animal. E segundo por que é difícil sabermos exatamente o que estão sentindo, já que nem sempre conseguimos reconhecer os sinais que eles nos dão.


Como um diagnóstico precoce pode ser valioso para garantir a saúde dos nossos pets, a veterinária e professora da Clínica Médica de Pequenos Animais da Universidade de Franca, Thaís Melo de Paula Seixas, preparou uma lista com 10 sinais que podem nos ajudar a reconhecer quando nosso amigo não está muito bem. Reconhecendo as alterações comportamentais e físicas mais comuns, podemos perceber que algo está errado bem cedo, e assim apressar a visita ao veterinário e, por consequência, o diagnóstico.


Reconheça 10 sinais de estresse para ajudar seu cachorro


1. Animal quieto ou triste

Se o cão está muito quieto, não quer brincar ou passa grande parte do tempo dormindo, pode ser sinal de alguma doença física ou até mesmo de depressão - transtorno comportamental que vem sendo diagnosticado com frequência em cães.


2. Perda grande ou total do apetite

Seu amigo era comilão e, de repente, resolveu fechar a boca? Perda total ou diminuição recorrente do apetite, mesmo quando você lhe oferece o seu alimento preferido, significa que é hora de ir ao veterinário.


3. Emagrecimento

Se o animal continua se alimentando normalmente e, mesmo assim, está perdendo peso, é sinal claro de que algo não está bem.


4. Vômito

Vomitar uma ou duas vezes é sinal de que o cão deve ser observado com atenção. Se os sintomas persistirem ou vierem acompanhados de diarreia, tristeza e falta de apetite, corra para o veterinário já.


5. Diarreia

Há muitas causas para este transtorno. Se ocorrer uma diarreia isolada, observe. No entanto, se for persistente e estiver associada a vômitos, tristeza e falta de apetite, seu amigo está doente e precisa de atendimento imediato. Nesses casos, a rapidez no tratamento pode salvar a vida dele.


6. Cansaço fácil

Seu animal é ativo e brinca bastante. De repente, começou a se cansar com facilidade. Cuidado! Isso pode ser sinal de alguma doença como obesidade, problemas cardíacos ou respiratórios.


7. Aumento na ingestão de água

Beber muito mais água do que o normal sem uma justificativa aparente, como muito exercício físico ou excesso de calor, também pode indicar alguma doença. Consulte o veterinário.


8. Olhos

Quando estão vermelhos, esbranquiçados ou com excesso de secreção, fique atento: isso pode ser sinal de algumas doenças como olho seco, úlceras na córnea, problemas nas pálpebras e até catarata ou glaucoma. Dermatites e parasitas também podem vir indicados pela secreção dos olhos. Por isso, olhe nos olhos do seu pet e preste atenção neles.


9. Mau hálito

Assim como a gente, os cães também têm placa bacteriana, o famoso tártaro. O acúmulo dessa placa causa problemas bucais, queda dos dentes e pode evoluir para doenças mais sérias, como complicações cardíacas ou infecções. O mau hálito é o primeiro sinal do acúmulo de tártaro, que pode ser removido em um procedimento simples, pelo veterinário. Outras doenças também podem causar mau hálito, como diabetes e distúrbios renais.


10. Secreção nasal

Se o cão apresenta secreção transparente e aquosa e em pouca quantidade, não se preocupe. Caso a secreção seja abundante, esbranquiçada, amarelada, verde ou com mau cheiro, ligue o sinal de alerta. Pode ser sintoma de alergia, infecção, fístula e até cinomose.


Vale destacar que, no caso de qualquer doença, o diagnóstico precoce sempre faz a diferença. Portanto, ao identificar algum destes sinais no seu cachorro, você deve providenciar uma consulta ao veterinário, o quanto antes.


NatAU Animal: posto de coleta de doações no Riverside Shopping


Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA


Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida


APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena


Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária


Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!


Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia


Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo


Faça a sua doação de ração para cães e gatos:

Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina


AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA


Com informações do GZH

APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS

CNPJ: 10.216.609/0001-56

BANCO DO BRASIL
Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

BANCO SANTANDER
Ag: 4326 / CC: 13000087-4

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

contato.apipa@gmail.com

Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (6 quadras após a UNINOVAFAPI)

Teresina, PI - CEP 64073-167

COPYRIGHT © 2018

Site criado pela Pix Marketing Digital

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon