Microchip para cachorro é útil? Como funciona?

O microchip para cachorro consiste em uma pequena plaquinha inteligente, do tamanho de um grão de arroz, que pode ser instalada facilmente sob a pele dos animais, sendo capaz de usar a tecnologia a favor da saúde e segurança do seu cão.

O microchip é ideal para armazenar histórico clínico, dados de vacinas e medicações, além de ajudar na identificação de cães abandonados e perdidos. (Foto: Getty Images / iStockphoto)

Você já viu ou ouviu falar de chip, ou microchip, para cachorro? Esta é uma tecnologia que está cada vez mais presente no dia a dia de clínicas veterinárias e lares de pets no Brasil e no mundo. Um chip para cachorro pode ser tão incrível do ponto de vista de utilidade, quanto prático do ponto de vista de alocação.


Neste artigo, vamos entender melhor sobre este assunto e tirar algumas das principais dúvidas a respeito do tema. Afinal, a possibilidade de oferecer melhores condições de saúde e bem-estar para os nossos pets é sempre bem-vinda, não é mesmo?


Mas, claro, é preciso também ter um conhecimento prévio a respeito do tema para que você não tome decisões erradas ou precipitadas. Por isso, acompanhe nosso guia abaixo.



Chip para cachorro – O que é isso?


Antes de mais nada, precisamos entender o que é um chip para cachorro. Bom, este item nada mais é do que uma plaquinha inteligente, do tamanho de um grão de arroz, capaz de usar a tecnologia em favor da saúde e bem-estar de nossos melhores amigos.


O chip para cachorro pode ser instalado facilmente sob a pele dos animais. E ele é capaz de reunir informações mais do que importantes para manter a qualidade de vida do bichinho. Para entender melhor estes benefícios, separamos um guia abaixo com os principais indicativos benéficos do uso do item.


Benefícios da utilização de chips


O chip para cachorro é um dos artigos mais incríveis já feitos para nossos pets. Com ele, podemos saber uma série de informações relacionadas à saúde e bem-estar do nosso cãozinho. Mas, não só isso! É possível também que outras pessoas (como veterinários) possam identificar e acionar os tutores, em caso do animal se perder ou outra situação.


Entre utilizar ou não o chip, certamente há muito mais vantagens para aqueles animais que o utilizam. Para os cães, não fará diferença nenhuma. Mas para o tutor e veterinários, fará uma diferença enorme! Veja alguns dos principais benefícios da utilização do item:

  • ótimo para armazenar dados de vacinas e medicações;

  • ideal para armazenar histórico clínico;

  • ajuda a identificar cães abandonados e perdidos.


Falaremos sobre cada um destes aspectos a partir de agora para que você entenda cada um de forma completa. Assim, você estará dando um passo a mais em direção ao oferecimento de qualidade de vida para seu pet. Acompanhe!


Ótimo para armazenar dados de vacinas e medicações


O primeiro excelente benefício que o chip para cachorro nos oferece, é a capacidade de armazenar dados de vacinas e medicações. Ou seja, é possível montar um banco da dados realmente incrível para que seu pet possa receber os melhores atendimentos veterinários no médio e longo prazo.


Assim sendo, mesmo que você não tenha uma caderneta de saúde ou algum documento que auxilie na identificação de injeções e vacinas, o chip pode fazer isto por você de forma muito simples. Afinal, os dados ficarão armazenados em um banco de dados online ou offline e, claro, pode ser acessado de qualquer lugar que tenha um leitor para este chip.


Para manter a saúde do cachorro em dia é preciso muito mais do que oferecer uma boa ração e uma caminha quentinha. E, quanto mais você investir neste quesito, melhor será a qualidade de vida do pet.


Ideal para armazenar histórico clínico


Armazenar o histórico clínico dos bichinhos é uma das maneiras mais saudáveis de manter eles com a saúde em dia. Afinal, com um bom histórico os veterinários conseguem ter muito mais precisão no diagnóstico de doenças, acidentes e incidentes. Mas, como ter este histórico? É possível fazer via anotações na caderneta de saúde do animal. Mas, claro, dá trabalho e não é tão eficaz.


Por isso, mais um dos incríveis benefícios do chip para cachorro é justamente o potencial de armazenamento destes dados. Basta digitar as informações no sistema, salvar e pronto. Estará disponível para sempre e poderá ser acessado em qualquer clínica veterinária que tiver o leitor do chip. Simples, prático e eficiente.


Assim fica muito mais fácil para tratar e prevenir doenças em nossos pets, não é mesmo?


Ajuda a identificar cães abandonados e perdidos


Certamente o abandono de cães é uma das atitudes mais condenáveis, tristes e inacreditáveis do ser humano. Hoje em dia, estas atitudes são muito comuns, principalmente no Brasil. Muito se estuda e se pensa a respeito do tema para entender alguma forma de conter e evitar estas situações. E, claro, mais uma vez o chip para cachorro pode ser útil.


Assim, com alguns cliques e preenchimento de dados, o pet fica devidamente identificado e poderá ser 'encontrado' por qualquer sistema que possa ler o chip do animal. Então, sempre que um cachorro for encontrado na rua, poderá ser levado a uma clínica veterinária e, por lá, identificar e acionar o tutor. Ou até puni-lo, caso haja a comprovação de negligência e abandono.


Como é colocado o chip nos cães?


O chip é colocado de uma forma segura e muito simples nos animais. Geralmente, é feito com uma agulha fina, que implanta o microchip na região da pele do animal. Alguns cães sequer sentem a picadinha da agulha. Outros, claro, acabam sentindo um leve desconforto (principalmente os cães de pequeno porte). Mas, não é nada que cause uma dor extrema ou um estresse grande.


Posso colocar o chip sem ajuda profissional?


Recomendamos que você coloque o chip para cachorro sempre com ajuda profissional. De preferência, algum veterinário que entenda do assunto e que possa fazer as devidas configurações para que o chip saia funcionando.


É preciso tomar muitos cuidados, principalmente de higiene, para que o cachorro não adquira nenhum tipo de ferimento ou bactéria devido a má colocação do material.


Adoção solidária: família adota cadelinha cega do abrigo da APIPA


Solidarize-se com os animais da APIPA


Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e 12 kg para os gatos. Para fazer as doações, o amigo interessado em ajudar pode fazer a entrega dos materiais diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais), fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).



Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergência


Ajude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamento


Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA


Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida


APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena


Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária


Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!


Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia


Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo


Faça a sua doação de ração para cães e gatos:

Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina


AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA


Com informações do Portal do Dog

APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS

CNPJ: 10.216.609/0001-56

BANCO DO BRASIL
Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

BANCO SANTANDER
Ag: 4326 / CC: 13000087-4

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

contato.apipa@gmail.com

Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (6 quadras após a UNINOVAFAPI)

Teresina, PI - CEP 64073-167

COPYRIGHT © 2018

Site criado pela Pix Marketing Digital

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon