• Apipa

Pets podem comer frutas? Descubra as melhores opções

Updated: Dec 20, 2020

Especialista explica como fazer as melhores escolhas de alimentação saudável para os pets. Frutas podem ser oferecidas a cães e gatos, mas existem restrições. Algumas delas são proibidas.

CUIDADO: cães e gatos podem comer frutas, mas nem todas. Frutas como abacaxi, abacate, laranja, carambola, limão e uva são proibidas. Antes de oferecer frutas a seu pet, recomendamos que busque orientação de um especialista. (Foto: Shutterstock)

Você sabia que incluir frutas na alimentação dos animais é uma ótima opção para a saúde e bem-estar dos bichinhos? Apesar de deixar muitas pessoas com o pé atrás, incluir esses alimentos no cardápio dos pets é recomendado por profissionais para o auxílio de uma dieta mais saudável e balanceada. Para solucionar todas as dúvidas sobre a questão, a veterinária Vivian Marcon explicou quais as frutas que devem ser incluídas ou evitadas no cardápio dos animais.


"Cães e gatos representam um importante papel na vida dos seres humanos, em virtude das estreitas relações de companhia e afeto. Desse modo, cada vez mais são considerados membros da família e, como tal, é importante fornecer aos animais alimentos de alta qualidade, que atendam suas necessidades nutricionais e que promovam bem-estar e longevidade", explica a especialista.


Festas: perigo de intoxicação alimentar para animais


Veja quais são as melhores opções de frutas para incluir na alimentação dos animais. Conheça também as frutas proibidas, aquelas que devem ficar fora do cardápio dos pets.


Benefícios na alimentação

De maneira geral, as frutas são ótimas opções para incluir na alimentação dos animais, já que além de menos calóricas que os petiscos artificiais, também são ricas em vitaminas e nutrientes indispensáveis para a saúde. A recomendação é introduzir os alimentos como um "lanchinho" ou mesmo nas refeições principais dos pets - sempre com moderação, é claro!


Frutas mais indicadas para os animais

Entre as opções que devem fazer parte do cardápio do seu animalzinho estão maçã, morango, goiaba, pera e manga. Além disso, caqui, kiwi, manga, caju e melão também são bem-vindos.


Por fim, mas não menos importante, a banana é um das frutas mais indicadas para o consumo dos animais. "A banana é rica em potássio, fibras e uma ótima fonte energética. Ela auxilia no sistema imunológico e na função intestinal, devendo ser fornecida sem a casca e em pequenas quantidades", explica a veterinária.


Frutas proibidas para os animais

Enquanto algumas frutas proporcionam diversos benefícios à alimentação dos pets, outras devem ser evitadas para garantir a saúde e bem-estar desses animais, evitando alergias ou intolerância a alguma substância do alimento. Você deve passar longe de abacaxi, abacate, laranja, carambola, limão e uva.


Cuidados necessários

A especialista afirma que, assim como os alimentos industrializados, como rações e petiscos, é fundamental consultar um médico veterinário para obter as devidas orientações antes de inserir as frutas no cardápio dos animais. Apenas um profissional especializado será capaz de analisar a saúde do pet e recomendar as opções mais benéficas para cada animal.


Além disso, existem alguns cuidados fundamentais na hora de oferecer o alimento a seu bichano. Entre eles estão a necessidade de lavar bem as frutas, retirar sementes e cortar o ingrediente em pedaços adequados ao porte do seu cachorro ou gato. Fica a dica!


NatAU Animal: posto de coleta de doações no Riverside Shopping


Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA


Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida


APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena


Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária


Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!


Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia


Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo


Faça a sua doação de ração para cães e gatos:

Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina


AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA


Com informações do Terra

APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS

CNPJ: 10.216.609/0001-56

BANCO DO BRASIL
Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

BANCO SANTANDER
Ag: 4326 / CC: 13000087-4

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

contato.apipa@gmail.com

Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (6 quadras após a UNINOVAFAPI)

Teresina, PI - CEP 64073-167

COPYRIGHT © 2018

Site criado pela Pix Marketing Digital

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon